domingo, 2 de dezembro de 2012

Teste cego



Há um tempo conversando com meu amigo Leleu, ele comentou que em uma reunião com os primos, havia surgido a ideia de fazer um teste cego, e que nesse teste quase ninguém acertou nenhuma das cervejas que estavam em disputa.

Participar de um teste cego era uma vontade minha. Sempre tive a curiosidade de saber se conseguiria identificar uma cerveja só com um único gole. E nesta última sexta-feira, no aniversário da amiga Desirée tive a oportunidade de realizar essa minha vontade.

Cervejas escolhidas (só faltou a Skol)
Combinei com o amigo Leleu de comprarmos as cervejas e fazer o teste com os amigos que estivessem na comemoração. Compramos Heineken, Stella Artois, Skol, Schin, Budweiser, Liber e Devassa Loura. Dessas 7 cervejas a única que ultimamente bebo é a Heineken. Stella e Budweiser fazem uns 6 meses que não a bebo, Skol, Schin e Devassa fazem no mínimo 1 ano e a Liber essa eu nunca bebi.

Acredito que para participar de um teste cego, a pessoa deveria tá em constante contato com a bebida (no nosso caso cerveja) para poder distinguir uma da outra, entretanto minha curiosidade falou mais alto e fui realmente as cegas participar deste teste cego entre os amigos.


A ordem das cervejas no teste cego
A sistemática da brincadeira foi a seguinte: Rafaella, Ingrid e Desiree ficavam dentro da cozinha com as cervejas e nós participantes: Ivo (eu), Leleu, Hugo, André, André C., Hugo e Lucas ficávamos no terraço. Então uma das meninas trazia a primeira cerveja num copo e todos nós dávamos apenas um gole e anotávamos em um papel numerado de 1 a 7 o nome da cerveja que acreditávamos que fosse. No final uma das meninas iria fazer uma chamada com a ordem de cada cerveja e nos daria o resultado.

Os participantes no "pódio"
O resultado da brincadeira foi a seguinte:
Leleu, Hugo e Lucas acertaram 3 cervejas cada.
Ivo (Eu) e André C. acertamos 1 cerveja cada.
E André não acertou nenhuma.

É eu sei uma vergonha, ter acertado uma única cerveja.

Depois do teste, pude confirmar a tese que essas cervejas comerciais vendida em massa são todas do mesmo saco e se aproveitam da cultura que os brasileiros tem, que cerveja só deve ser bebida com temperaturas abaixo de 0ºC, para que não se perceba quão ruins elas são. A Heineken para mim ainda é superior a todas as demais que participaram do teste cego, todavia até ela eu errei, a confundi com a Devassa Loura, um equívoco que não me perdoarei tão cedo por isso.

No mais posso dizer que fazer um teste cego de cerveja é algo bem divertido, e que esse primeiro teste cego que participo, não será o último, espero melhorar nas próximas edições.

2 comentários:

  1. Quem disse que ser um mestre-cervejeiro eh facil? kkkk Depois de um tempo deixei de acreditar naqueles assiduos frequentadores de boteco que se orgulhavam de saber diferenciar as cervejas com apenas um gole, e ainda disparavam 6 ou 7 adjetivos sobre cada cerveja. Mas nao ha segredo, pra ter conhecimento tem que treinar, entao... VAMU BEBER! kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Gustavo, vulgo Leleu
      Toda regra a exceção, se as cervejas que vc fala for as comerciais, eu assino embaixo, para mim é tudo a mesma coisa. Agora se formos falar de cervejas de verdade, realmente dá para perceber a diferença de uma para outra, principalmente se forem de estilos diferentes. Você já degustou duas cervejas comigo, e ambas eram bem diferentes.
      E para ficar bom na arte de descobrir qual cerveja tá tomando, como você mesmo diz, temos que treinar, então garçon, uma cerveja por favor!!!

      Excluir