sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Conheçam a 1795


A cerveja 1795 é uma cerveja da família Lager, do estilo Bohemian Pilsener da cerveja, sendo o principal produto da cervejaria BMP (Budejovicky Mestansky Pivovar) que foi fundada no ano de 1795, que fica localizada na cidade Budweis no estado da Bohemia na República Tcheca.

O segredo das cervejas tchecas, mas especificamente as da cidade de Budweis, é a que as cervejas são fabricadas sob rigoroso e tradicional processo do mais elevado padrão estabelecido desde 2004  pelo DOC – Documento de Origem Controlada, que foi determinado pela União Europeia as cervejarias produzidas na cidade.

O controle da BMP (Budejovicky Mestansky Pivovar) é ainda mais rigoroso, visto que é a própria que produz e prepara seu próprio malte, a água vem de uma fonte própria retirada de mais de 270 metros abaixo da terra, e utiliza o famoso lúpulo Saaz.

Já falei anteriormente no post “Wäls Petroleum – Uma cervejaespetacular” que as cervejas oriundas da República Tcheca e da Bélgicas, eram, na minha opinião, as melhores cervejas do mundo, sendo os tchecos a produzir as melhores Pilsener que já degustei, e com a 1795 continuo com a mesma opinião, apesar de não ser tão boa quanto sua concorrente Czechvar, a 1795 é uma cerveja excelente.

 A 1795 possui 4,7% de teor alcoólico, tendo uma coloração amarela clara, com pouca formação de espuma e com pouca persistência. Em seu aroma predomina o lúpulo, já em seu sabor um refrescante amargor ao degustar a 1795.

A temperatura para degustar a 1795 é entre 0 e 4ºC e o seu copo ideal é o Pilsner, Tulipa, Pokal e Willybecher.
Para uma harmonização perfeita, a 1795 tem que servida com amendoim, batata frita, casquinha de siri, hambúrguer, queijo cheddar, salpicão, frango assado, lingüiça de frango, pizza, caranguejo, peixe frito, camarão e feijoada.

6 comentários:

  1. Estava presente e degustamos juntos essa cerveja Pilsner, porém ao provar ontem Pilsner Urquell constatei que ela esta muito abaixo da Czechvar e da melhor a Urquell.

    Espero ansioso pelo seu comentário sobre a cerveja Urquell .

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Danilo,
      A Pilsner Urquel irei degustá-la esse final de semana e provavelmente irei aproveitar para fazer o próximo post com ela, para aproveitar e fazer uma comparação com a 1795 e com a tbm já postada aqui no blog, a Czechvar.
      Concordo que a 1795 fica abaixo da Czecvhar, que para mim até agora é a melhor Pilsen.
      Que venha a Urquell então...
      Forte abraço

      Excluir
  2. Das cervejas Tchecas que já bebi a 1795 é a mais fraca, agora se for para comparar com as nacionais, ela é um espetáculo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Rafael,
      Por enquanto só posso fazer uma comparação com a Czechvar, que como disse a 1795 não é tão boa como aquela, porém achei ela uma cerveja agradável, e realmente não tem nem como comparar as Pilsener Tchecas com as nacionais, elas estão a anos-luz de distância. Agora, é preciso ser justo, essa diferença anos-luz se dá em relação as cervejas "comerciais", temos algumas nacionais, conhecidas como cervejas artesanais que são melhores, todavia, mesmo estas estão longe das Pilsener Tchecas.
      Forte abraço e volte sempre.

      Excluir
  3. Valeu a experiência mas concordo com os outros dois comentaristas: achei a 1795 um tanto fraca demais. Não como sinônimo de ruim, mas achei exageradamente suave. No mesmo dia, mais tarde, acabei bebendo a fantástica Urquell, mas vou esperar o próximo post para falar sobre ela.
    Ressalve-se que quando fui beber a 1795 ela estava um pouco mais gelada do que eu acho apropriado, o que pode ter prejudicado o seu sabor, mas imagino que seja opnião unânime que ela, de fato, é muito suave.
    Abraço, Ivo.

    Ps.: Hoje é o dia de Santo Agostinho que, pelo que me dizem, é o padroeiro dos cervejeiros. Vale a pena uma homenagem gelada ao rapaz aí!

    ResponderExcluir
  4. Mestre Tiago,
    Realmente a 1795 em relação as outras Tchecas ela deixa um pouco a desejar mesmo. Futuramente irei falar sobre a Urquell aqui.
    Boa lembrança, hj dia de Santo Agostinho merece comemoração em grande estilo.
    Abraços

    ResponderExcluir